sexta-feira, dezembro 29

Férias

Tá aqui no meu Aurelião 1900 e eu criança:

Férias. [Do lat. ferias.] S. f. pl. 1. Dias em que se suspendem os trabalhos oficiais (datas patrióticas e dias santificados). 2. Certo número de dias consecutivos destinados ao descanso de funcionários, empregados, estudantes, etc., após período anual ou semestral de trabalho ou atividades. [Cf. ferias, dos v. feriar e ferir.]

Minha canção clássica do período: eu deveria estar de férias.

Fato clássico: desde que as mesmas se declararam, começaram ou coisa que o valha, para variar, não tive tempo de descansar o descanso propriamente dito.

Sim, meu ritmo de vida tem sim inúmeras vantagens.
Tenho as chamadas férias a cada seis meses.
Posso criar e estar presente na criação da minha filha, cozinhar para ela, lavar eu mesma as roupas dela, ver filmes com ela, dar beijos em profusão - realmente e literalmente curtir esta fase tão importante para ambas.

E eis um dos problemas.
Férias com criança em casa.
A casa vira um território caótico.
Especialmente se você resolve, como eu resolvi ontem, tirar um dia para ficar em casa.
Criança em casa?
Nada saudável. A mãe aqui ia ter gozos coloridos se pudesse se internar debaixo do edredom (sim, eu durmo de edredom até no verão) e passar todos os dias da sua semana "útil" mergulhada em livros. É uma das saudades que eu tenho do "antes".
Por outro lado, a mãe aqui gosta, se especializa, brinca de tentar ser supermãe - outro mito; supermãe não existe e eu tenho um milhão de falhas exatamente como a sua mãe - e fica quebrando a cabeça para fazer programas criativos, divertidos e educativos com a Pequena Furacão.
Planejo viagens, idas a lugares onde, geralmente, mães só levam seus filhos durante as férias escolares... No mínimo, fazemos pelo menos uma excursão à pracinha mais próxima.
De qualquer forma, todo este trabalho mental e físico (ah, sim! experimenta ir pruma praça superlotada com uma criança hiperativa - vulgo saudável - de dois anos, experimenta...) é cansativo.
Edificante, feliz, blábláblá, mas realmente me faz desfiar este terço a cada seis meses, me faz ter saudades do silêncio, das noites dormidas inteiras...
Tudo isso um reflexo clássico do cansaço cruel que estou sentindo agora.

Agora, hoje, neste momento.
Existiria silêncio.
Existiria sono.
Ela dorme, eu poderia dormir também.
Descansar.
(Fazem algumas noites que não durmo mais de 4 horas, mais ou menos desde o Natal. Já entrei na fase do "eu mato quem disser que sono não é acumulativo".)
Hoje, optei por ouvir meu discos novos, escrever, terminar de ler pelo menos um dos livros que ando lendo.
Provavelmente cairei dura na cama antes mesmo do Globo Repórter...

Terminar um dos livros era algo importantíssimo.
Minha pilha de "livros a ler" só faz crescer veticalmente.
Comprei mais uma bela dúzia de Natal.
Começo a me sentir algo como o Veríssimo que diz só ter espaço para ler algo inédito lá para idos de 2010...
Me peguei lendo quatro livros ao mesmo tempo...!
É um vício aflitivo.
Delicioso.
Recomendável.
Admirável.
Mas fodidamente aflitivo.
Você (eu) fica querendo ler todos aqueles e fazendo cronograma de leitura e se cobrando a leitura de não sei quantas páginas ou capítulos por dia que senão não acontecem fazem você se sentir um lixo por ter vida independente deles...

Porque eu não sou uma mulher relaxada.
Sou tensa assumida.
Do tipo que toma maracujina como se fosse suco e necas do pescoço parar de doer em momentos de tensão...

E, às vezes, eu até gostaria verdadeiramente de ser tão relaxada quanto algumas pessoas acham que eu sou...
Gostaria de poder tentar de forma eficaz.
Ando tentando.
Mas ainda não está nenhuma Brastemp o meu esforço.

A única resolução já seguida ao pé da letra é de evaporar...
Tô adorando meu tempo comigo...
Ainda que tensa e embaralhada.

Mas que eu merecia férias no Caribe com um negão me fazendo massagem enquanto eu tomo um drinque com guarda-chuvinha na beira da praia de um resort elegantérrimo, isso lá eu merecia...

Quem sabe ano que vem...?

Enquanto isso:
Você sabe o que você quer da sua vida?
Sabe o que merece?

Ando pensando tanto nisso...!
Maldito fim de ano!

Nenhum comentário: